Erros em dimensionamentos de vigas - Breve resumo.
- Compressão oblíqua cortante: Indica que a seção de concreto é insuficiente e há rotura por compressão oblíqua. Apesar de a armadura longitudinal e transversal ser calculada pelo programa, o concreto rompe por compressão.
- Solução: Aumentar a seção transversal da viga, largura ou altura.
- Dobra por compressão: Pode acontecer nos apoios ( internos extremos ), quando a seção for reduzida e o momento de cálculo for maior que o momento limite, se torna necessária a armadura inferior trabalhando a compressão.
- Solução: Aumentar a altura da viga para diminuir a seção necessária de armadura ou então aumentar a largura do pilar.
- Armadura compressão superior, inferior: Quando o valor do momento "M" é maior que o momento limite Mlim, que é o que esgota a capacidade de tensões do concreto para a profundidade limite, a armadura colabora, trabalhando a compressão. Isto sucede porque, certamente se dispôs uma seção reduzida. Em rotura, haveria uma falha frágil ou repentina, ao ter esgotado a capacidade resistente do concreto.
- Solução: Aumentar a altura da vida.
- Superação de limites de flecha: Trata-se de uma mensagem de aviso sobre a deformação da viga por razões de funcionamento e estética. Dentro da superação dos limites de flecha podem aparecer três mensagens diferentes: Limite de flecha instantânea, limite de flecha total a prazo infinito e limite de flecha ativa, em função das que tiver ativadas em opções e os seus valores máximos absolutos e relativos. A largura recomendada é apenas uma possível solução. Sobretudo no caso de apoios, o aumento de peso próprio da viga penalizará ainda mais a flecha, pelo que deve aumentar a altura ou utilizar a opção armaduras para aumentar a armadura até encaixar a deformação aos valores adequados.
- Solução: Aumentar a altura da viga, aumentar a armadura de montagem superior ou então aumentar a altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário