Projeto completo garante uma boa obra. Contrate Engenheiros!

Etapas de Execução prática para lajes pré-moldadas

Lajes pré-moldadas são aquelas compostas por elementos pré-moldados como nervuras e vigotas, seguido de lajotas cerâmicas ou EPS (isopor) para fechamento com uma capa de concreto.
As etapas descritas a seguir são práticas executadas no dia-a-dia de uma construção.

1° Etapa: 
  1. Nivelamento do piso que ficará apoiada as escoras metálicas ou de madeira.
  2. Execução do escoramento, que em caso de vão menores ou iguais a 3,40 m deve utilizar uma linha de escoras, quando o vão é superiores a 3,40 m até 5,00 m utiliza-se duas ou mais linhas de escoras. Essas são compostas por pontaletes e "guias mestres", que são tábuas colocadas em espelho. Não podemos esquecer das contra flechas quando necessárias.
Dimensionamento simplificado de contraflechas 

Para vão livre de: 
  • 2,5 m a 3,95 m usa-se uma contra flecha de 1 cm, 
  •  4,0 m a 4,95 m usa-se uma contra flecha de 1,5 cm,  
  • 5,0 m a 5,95 m usa-se uma contra flecha de 2 cm, 
  •  6,0 m a 7,95 m usa-se uma contra flecha de 2,5 cm,  
  • 8,0 m a 10,0 m usa-se uma contra flecha de 3 cm, 
  • 10,0 m a 12,0 m usa-se uma contra flecha de 3,5 cm.
2°Etapa:

  1. Colocação das Vigotas 
  2. Posicionamento das lajotas ou EPS
  • Coloca-se as lajotas ou EPS nas extremidades entre duas vigotas que servirão de gabarito para espaçamento entre as vigotas.
  • As vigotas ficam posicionadas sobre as vigas já concretadas ou ainda a ser concretadas, no segundo caso elas ficam sobre as fôrmas.

3° Etapa:


  1. Colocação das demais vigotas ou EPS;
  2. Instalação da tubulação elétrica, caixas de passagens. Na maioria das vezes a tubulação de elétrica a ser usada são os eletrodutos rígidos.
  • Quando há um encontro entre lajota e parede, a mesma pode ficar diretamente sobre a parede e a outra parte sobre a vigota.

4° Etapa:


  1. Locar as armaduras de distribuição (tela) e negativas conforme o projeto estrutural.
  • A armadura negativa deve ser amarrada a armadura de distribuição.

5°Etapa:


  1. Limpeza da área que será concreta, sempre evitando areia, pó, óleo ou outras substâncias que possam isolar o concreto da área que será concretada, prejudicando a transferência de esforços.
  2. Umedecimento da área a ser concretada, deve ser molhado a área a ser concretada, pouco antes do lançamento do concreto. Não poderá ser muito molhado para não interferir no fator a/c do concreto.

6° Etapa:


  1. Adensamento do concreto a ser lançado pode ser feito com vibrador a motor ou elétrico, para que ele penetre nas juntas da lajotas e vigotas; Lembrando que não pode ser muito vibrado para que não haja segregação dos agregados do concreto.
  2. O processo de cura após lançamento é pode ser feito molhando abundantemente a superfície concretada no periodo de três dias, há também quem utilize areia grossa ou lonas para que haja uma menor perda de água nesse processo e controle a fissuração.

7° Etapa:


  1. Retirada de Escoramento
  • A retirada do escoramento deve ocorrer aproximadamente após 15 dias a 28 dias do lançamento do concreto. 
  • Em prédios de mais de um pavimento, o escoramento do piso inferior não deve ser retirado antes do término da laje imediatamente superior. 

Fonte: Livro Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado 3°Ed.; conhecimentos práticos adquiridos em construção.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...